O termo “Vila”, para Backes (2007), consiste numa adaptação realizada pelos “cidadãos” do Active Worlds. Os usuários denominaram de vila um espaço existente dentro do mundo, mas que está distante, ou em outra dimensão. Existe no Active Worlds uma vila de brasileiros denominada de FriendsBR http://www.vilafriendsbr.8m.com/.A Vila Aprendizagem em Mundos Virtuais está localizada numa outra dimensão, no mundo AWSINOS, mundo virtual construído na pesquisa “Construção de Mundos Virtuais para a Capacitação Continuada a Distância” Schlemmer (2005). Inicialmente, a vila tinha terra, céu e a Caverna de Platão.
No desenvolvimento da Atividade Complementar Aprendizagem em Mundos Virtuais os estudantes foram realizando suas construções, que subsidiou os dados empíricos da dissertação “Mundos Virtuis na Formação do Educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria” de Luciana Backes (2007).
As construções realizadas pelos estudantes são representações metafóricas dos conhecimentos construídos pelos estudante nos Projetos de Aprendizagem, desenvolvidos por meio da Metodologia de Projetos de Aprendizagem baseado em Problemas. Foram desenvolvidos dois Projetos de Aprendizagem denominados: Epistemologia e Unilínguas English Club, resultando na construção da rua Empirista, na casa Interacionista, na caixa Inatista e no Clube de Inglês. Também foram construídos diferentes espaços que representam a Sociedade em Rede, Práticas Pedagógicas e Modelos Epistemológico, Espaço para Reflexão e um Espaço com a representação gráfica dos conhecimentos construído na dissertação “Mundos Virtuis na Formação do Educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria” que relaciona todas as representações construídas pelos estudantes, por meio do teleport (sistema que transporta o avatar de um ponto a outro da vila, instantaneamente).