O URBANO E O PÓS-URBANO COMO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: formação de professores e pesquisadores na cultura híbrida e multimodal 2019

O tema do projeto de pesquisa se relaciona a inovação na educação na cultura híbrida e multimodal e tem como foco a formação de professores e pesquisadores. A pesquisa parte da seguinte problemática: Como a cultura híbrida e multimodal contribui para formar professores e pesquisadores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inventivas e agregativas que transcendam o espaço físico das instituições educacionais, se apropriando de ambientes profissionais e/ou polos de EaD, Centros Locais de Aprendizagem (CLA), podendo incluir ainda outros espaços urbanos (comunidade/bairro/vila/cidade) e pós-urbanos, enquanto espaço de aprendizagem e convivência, numa perspectiva epistemológica reticular conectiva e atópica? Os objetivos gerais são dois: Construir a Rede Luso-Brasileira de Pesquisa e Formação de Professores e Pesquisadores na Cultura Híbrida e Multimodal e; Formar professores e pesquisadores para, a partir de uma epistemologia reticular, conectiva atópica, desenvolver práticas pedagógicas inventivas e agregativas que transcendam o espaço físico das instituições educacionais para espaços urbanos e pós-urbanos, entendidos como espaços de aprendizagem que integram espaços de convivência híbridos e multimodais, tendo em vista uma educação para a cidadania ambiental e desenvolvimento sustentável, que considera atores humanos e não humanos num mesmo plano, ?ontologia plana? para Latour (2012). A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Inspirada no conceito de Living Lab (Laboratório Vivo) irá envolver espaços das universidades, das escolas, ambientes profissionais e/ou polos de EaD, Centros Locais de Aprendizagem (CLA) e outros espaços urbanos (comunidade/bairro/vila/cidade), bem como espaços de relação entre universidade/escola/governo/empresa/ONGs. Como metodologia para o seu desenvolvimento e para a análise dos dados será utilizado o método cartográfico de pesquisa intervenção e, como instrumentos: observação participante, entrevista semi-estruturada e registros em texto, áudio, imagem e vídeo. Os dados serão organizados em subsistemas de informações, categorizados e armazenados em base de dados dinâmicos. A interpretação dos dados será realizada considerando o referencial teórico explicitado na pesquisa. Entre os principais resultados esperados, destacam-se: – maior articulação entre pesquisa, ensino e extensão; – desenho de práticas pedagógicas inventivas e agregativas; – configuração de espaços de convivência e aprendizagem híbridos, multimodais, pervasivos e ubíquos; – desenho do movimento (associações) entre os diferentes atores humanos e não humanos implicados na constituição de espaços de convivência e aprendizagem híbridos, multimodais, pervasivos e ubíquos; – criação de um programa de formação de professores e pesquisadores na cultura híbrida e multimodal; – produção de material orientador para a formação; criação da Biblioteca Viva da formação; criação de uma Rede Luso-Brasileira de Pesquisa e Formação de Professores e Pesquisadores na Cultura Híbrida e Multimodal com o objetivo de ampliar o desenvolvimento de ações colaborativas e cooperativas, na perspectiva da internacionalização e da qualificação dos Programas de Pós-Graduação envolvidos no projeto; e publicações científicas em periódicos, eventos e livros.

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2020-03-02T23:22:22-03:00