Relicário Ecológico 2021-06-22T17:27:39-03:00

Relicário Ecológico

A Biblioteca Viva é uma metodologia onde a pessoa, leitor, fica frente a frente com outra pessoa, um livro vivo. Da interação entre ambos, espera-se criar empatia. Essa metodologia foi criada essencialmente voltada para o combate ao preconceito, mas também tem grandes potenciais para a educação, pois possibilita estender o conhecimento abordado para além daquele contido em livros, periódicos, filmes ou séries.

Pensando em estender as usabilidades da Biblioteca Viva para outros contextos, optou-se por cunhar um novo termo: Relicário Ecológico. Ao invés de olharmos unicamente para as interações estabelecidas entre humanos, o objetivo dentro do Relicário Ecológico é olhar para as diferentes relações e significados que podem ser estabelecidos a diferentes atores, sejam eles humanos ou não-humanos. O objetivo do Relicário ecológico é servir como um facilitador ao docente, oportunizando a construção automatizada dessas redes de relações e facilitando sua análise.

A arquitetura inicial foi concebida com base na UML, mas ao longo do desenvolvimento, percebeu-se que o Relicário Ecológico não pode ser apenas um banco de dados, ele necessita ter a capacidade de relacionar diferentes objetos de maneira simples e direta, permitindo assim aos docentes e aos discentes relacionar qualquer tipo de ator em seus registros, sendo extensível ao ponto de acessar a outros serviços fornecendo informações em tempo real. Com base nisso foram feitos ajustes no fluxo da execução que permitiram ao Relicário Ecológico trabalhar com um número ilimitado de tipos de registros e criar  relações de maneira irrestrita.

Entre os tipos de registro inicialmente mapeados, temos: 

  • Documento: caracteriza-se como qualquer recurso digital, tais como, imagens, vídeos, áudios, textos, áudio descrições, legendas, transcrições e dossiês.
  • Local: caracteriza-se como uma referência a um espaço físico.
  • Glossário: caracteriza-se como uma coleção de Conceitos. Um conceito pode possuir uma coleção de diferentes significados.
  • Pessoa: caracteriza-se como um ator humano que possui um nome, sobrenome, apelido, nome social e identifica-se com algum gênero.
  • Linha do Tempo: caracteriza-se como um determinado período histórico.
  • Eventos: Caracteriza-se como um acontecimento específico em um determinado momento, pode ser algo que já ocorreu ou está para ocorrer.

Todos os registros podem se inter-relacionar entre si, uma pessoa por exemplo, pode relacionar a ela diferentes fotos de perfil, que foram batidas dentro de um evento, como um encontro, que ocorreu em uma determinada linha do tempo, onde foram registrados diversos documentos em imagem, texto, áudio e vídeo, que por sua vez se relacionam a outras pessoas e por aí a rede se constrói.

Talvez a principal diferença entre o Relicário Ecológico uma Wiki por exemplo, seja o fato de que o Relicário não é centrado no humano, todos os registros relacionam-se entre si, sem a necessidade de alguma informação de autoria. Assim, uma linha do tempo, não precisa estar ligado a uma pessoa, mas pode estar conectada a diferentes tipos de atores, como locais e eventos.

Após uma cuidadosa análise dos requisitos e da escalabilidade necessários apontados pela Ontologia para o desenvolvimento da biblioteca viva, optou-se por adotar o uso de alguma tecnologias específicas:

.Net 5: A mais recente tecnologia para o desenvolvimento de WebAPI’s da Microsoft, escalável e compatível com duas anteriores, será usada como base para a construção do backend da biblioteca viva.

SQLite: Uma tecnologia de banco de dados local. A escolha por utilizar uma base de dados local ao invés de um banco como Postgres, por exemplo, deve-se à necessidade de que o serviço possa ser facilmente instalado em uma escola ou outra instituição, permitindo a essa instituição ter o seu próprio Relicário Digital. Com o uso desta tecnologia foi possível criar uma WebAPI portátil (basta colocar no computador e executar).

A estrutura, ainda em planejamento, visa dividir toda a carga de processamento, leitura e gravação de dados em 2 serviços distintos, cada um contendo seu próprio banco de dados.

  • Back-End: Será o responsável por armazenar todos os registros de documentos, sejam eles áudios, textos, vídeos, etc.
  • Front-End: Será um serviço responsável por se comunicar com o serviço de back-end gerando uma interface simples e amigável, mesmo para usuários leigos.