A professora Eliane Schlemmer, que está realizando estágio professora visitante sênior no exterior, vinculada ao Projeto de Internacionalização CAPES PRINT Transformação Digital e Humanidades, participou dia 25 de novembro de 2019 do 1.º Encontro Internacional de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa – EADPLP e da Reunião do Conselho Geral no dia 26, ambas na sede da Universidade Aberta de Portugal, em Lisboa.
No primeiro dia o encontro, além da conferência de abertura, proferida pelo Prof. Dr. João Correia de Freitas (Universidade de Lisboa) foram realizados três painéis com os temas trabalhados, ao longo do ano, nos seminários online promovidos pela AEADPL: “Desafios para a Docência Online”, coordenado pela CAPES, Brasil; “Inovação Pedagógica na Educação Online” orientado pela Universidade de Cabo Verde e “Qualidade e Regulação na Educação Online” dirigido pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.
O modelo de organização em seminários online, abertos, realizados ao longo do ano, os quais são sistematizados, socializados e discutidos no encontro anual, que ocorre simultaneamente no espaço presencial físico e no online, se mostrou adequado à missão e objetivos da EADPLP.
Cabe salientar que os seminários abertos, online, desenvolvidos ao longo do ano, tiveram número expressivo de participações de diferentes países e possibilitaram uma discussão ampla com a comunidade sobre temáticas que constituem as principais linhas de ação da Associação.
Assim, a Associação vai se constituindo e contribuindo para a criação do Espaço Comum de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP por meio da EAD e em rede e, também fomentando a criação de parcerias estratégicas entre instituições públicas e privadas dos Países de Língua Portuguesa.
Enfim, foram dois dias intensos de trabalho, reuniões e muita interação com Reitores e representantes de instituições dos países falantes da língua portuguesa, representante da CAPES e da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no âmbito de propostas para a Educação a Distância no contexto da Lusofonia.