PLATAFORMAS DE INTERAÇÃO ECOLÓGICA: METODOLOGIAS E PRÁTICAS no Seminário Temático II – Educação e Transformação Digital

//PLATAFORMAS DE INTERAÇÃO ECOLÓGICA: METODOLOGIAS E PRÁTICAS no Seminário Temático II – Educação e Transformação Digital

Nesta terça-feira, 25/05, iniciada a Missão MacGyver: a Alquimia da Educação OnLIFE, tivemos mais um encontro síncrono com os Clãs: Benfica, Gurias, Luso-brasileiras, Muggles e Resistência, constituídos por mestrandos, doutorandos e professores do Brasil (Unisinos) e de Portugal  (Universidade Aberta de Portugal).

No encontro, conversamos sobre as Plataformas Digitais e a plataformização da Educação e também sobre metodologias e práticas inventivas. Nesse contexto tivemos a participação da Lisiane Oliveira (doutoranda do PPG Educação Unisinos) e do Fabrício Andrade (doutorando do PPG em Linguística Aplicada – Unisinos), que participaram da primeira edição desse seminário (2020/01) e que desenvolveram a prática inventiva “As Aventuras de Dom Quixote”. Essa prática foi apropriada, posteriormente, no contexto da Especialização “Educação OnLIFE no Stricto Sensu”.

Foi uma tarde de boa conversa, em que discutimos sobre a plataformização da Educação  e as “Plataformas de Interação Ecológicas” (Schlemmer e Massimo Di Felice, 2020) na relação com as metodologias e práticas inventivas, buscando compreender as  diferentes realidades Brasil, Portugal e também Paraguai no atual momento e realizando algumas reflexões sobre “para onde vai a Educação”.

   

 

2021-05-26T16:32:38-03:00