Em 2004, com a institucionalização do Grupo de Pesquisa Educação Digital – GPe-dU UNISINOS/CNPq, atualmente vinculado a Linha de Pesquisa Educação, Desenvolvimento e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS iniciam-se as primeiras experiências com o metaverso Second Life. Em 2006, o GPe-dU, por meio de pesquisa, adquire uma Ilha no Second Life e inicia a construção da Ilha UNISINOS. O objetivo principal consistiu em criar um espaço digital virtual de informação, de comunicação e de interação para a comunidade acadêmica da UNISINOS, a fim de que professores-pesquisadores e estudantes pudessem explorar, experimentar, vivenciar esse novo espaço no âmbito da Educação Online, enquanto potencializador de processos de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, outras pesquisas foram sendo desenvolvidas : “Espaço de Convivência Digital Virtual – ECODI” (2007-2010); “Espaço de Convivência Digital Virtual – ECODI UNISINOS VIRTUAL” (2008-2009). Vinculado a esses projetos foram desenvolvidas as dissertações de mestrado: “A Interação em Mundos Digitais Virtuais 3D: uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem” – Dissertação de mestrado em Educação, defendida por Rosmeri Ceconi da Costa em agosto de 2008 e “A Construção de Redes Sociais no processo de Formação Docente em Metaverso, no contexto do Programa Loyola” – Dissertação de mestrado em Educação, defendida por Ederson Luiz Locatelli, em 2010.
Outra pesquisa desenvolvida no contexto da Ilha UNISINOS é a pesquisa intitulada “Espaço de Convivência Digital Virtual nos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) – ECODI-PPGs UNISINOS: uma proposta para a formação de pesquisadores” (2009-2013) , que tem como foco a criação de um Espaço de Convivência Digital Virtual – ECODI para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e processos de formação de professores-pesquisadores da Pós-Graduação Stricto Senso (SS), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – o processo está em processo de finalização. O objetivo principal consiste na criação de um espaço de informação, de interação e de pesquisa, para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e processos de formação de professores-pesquisadores, no contexto da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade, utilizando a tecnologia conceito de ECODI.
Cabe ressaltar ainda que a teorização sobre tecnologia-conceito está sendo utilizada na LUMSA – Libera Universitá Maria Ss. Assunta, no Group of International Research Project “Postbureaucratics Organizations”, por meio de pesquisas desenvolvidas por MORETTI, e, na Sorbonne – L’université Paris Descartes – Paris V, no Centre d’Études sur l’Actuel et le Quotidien, por meio de pesquisa de Pós-doutorado intitulada “A CONSTITUIÇÃO DE TRIBOS NO HIBRIDISMO TECNOLÓGICO DIGITAL: POSSIBILIDADE PARA REENCANTAR OS MUNDOS” de BACKES, sob a orientação de Michel Maffesoli.
É importante ressaltar ainda que a pesquisa, no que se refere ao ponto de vista tecnológico digital, contribuiu ao criar o ECODI-PPGs UNISINOS, o que representa um avanço significativo na compreensão sobre o desenvolvimento de ambientes para a aprendizagem via Web que inclui também tecnologia que possibilitam o desenvolvimento de experiências em Realidade Virtual e experiências de Virtualidade Real.
Vinculada a pesquisa “Espaço de Convivência Digital Virtual nos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) – ECODI-PPGs UNISINOS: uma proposta para a formação de pesquisadores” (2009-2013) , foi desenvolvida a pesquisa “METARIO – Rede de Pesquisa e Formação Docente em Metaversos: Desenvolvimento de Competências para a docência em Administração”, financiada pela CAPES, também em processo de finalização. O objetivo da pesquisa consistia na criação da Rede METARIO – Rede de Pesquisa e Formação Docente em Metaversos – uma Rede de cooperação acadêmica, de cunho interinstitucional e interdisciplinar, com a participação do PPG em Administração da PUC-Rio, do PPG em Administração e do PPG em Educação da UNISINOS, para desenvolver ambientes e programas de formação docente na área de Administração, incluindo metodologias, que se traduzem em práticas pedagógicas e processos de mediação pedagógica no contexto da modalidade online, utilizando a tecnologia de Metaverso e as tecnologias móveis e sem fio, possibilitando o acesso tanto por computador pessoal quanto por dispositivos móveis (Aprendizagem com Mobilidade).
Relacionada a essa pesquisa foram desenvolvidas, só no âmbito da UNISINOS, três dissertações de mestrado, todas no contexto do Programa de Pós-Graduação em Administração: “O Desenvolvimento da Competência para o Trabalho em Equipe a Distância com o uso do Metaverso Second Life” – Dissertação de mestrado em Administração defendida por Ana Cláudia Bilhão Gomes, em 2012; “O Desenvolvimento de Competências de Liderança em Mundos Virtuais Tridimensionais: o caso do Metaverso Second Life” – Dissertação de mestrado em Adminsitração, defendida por José Carlos S. Freitas Jr., em 2012; “Mundos Virtuais Tridimensionais como Ambiente para o Desenvolvimento de Competência Intercultural” – Dissertação de mestrado em Administração, defendida por Lisiane Machado, em 2012.
Ocorreu ainda a formação de cerca de 80 mestrandos de diversos cursos strictu sensu da Unisinos (dentre eles: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Ciências Sociais), que participaram de disciplina de Metodologia do Ensino Superior em Administração, atualmente denominada ¨Ensino e Aprendizagem em Gestão com o uso de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)¨. Nesta disciplina foram compartilhados sistematicamente os conhecimentos gerados por meio do projeto METARIO, bem como a disciplina também foi espaço de experiência concreta de tecnologias e metodologias desenvolvidas pelo projeto, como, por exemplo, a realização de um intercâmbio entre alunos do mestrado em Administração da Unisinos e mestrado em Gestão do ISEG, Portugal, utilizando-se todo um ambiente de intercâmbio intercultural desenvolvido dentro do metaverso Second Life. Em 2013, a proposta da disciplina evolui ainda mais e foi desenvolvida a partir da metodologia de projetos de aprendizagem no ensino superior proposta por Schlemmer (1999), na perspectiva do conceito de hibridismo tecnológico digital e multimodalidade.
Apesar de ser ofertada na modalidade presencial, alguns encontros foram realizados utilizando tecnologias de webconferência (Adobe Connect) e também tecnologias móveis. Durante o semestre os estudantes utilizaram diferentes tecnologias digitais (blogs, Prezi, ferramentas do Google, YouTube, Facebook, entre outras) para o desenvolvimento dos projetos de aprendizagem. O nosso objetivo, a partir dessa proposta, foi o de que os estudantes pudessem viver uma experiência de prática pedagógica imersos em um contexto de hibridismo tecnológico digital e multimodalidade, a fim de atribuir sentidos, dar significado ao que consiste aprender e ensinar na perspectiva da cultura digital.
A formação de mestres nessa perspectiva teve repercussões em nível de Graduação, principalmente vinculado aos processos de ensino e de aprendizagem com experiências concretas de utilização de metaversos para cursos como Gestão de Recursos Humanos e Gestão para Inovação e Liderança.
Um dos resultados da pesquisa envolve o desenvolvidos de métodos para ensino e aprendizagem em metaversos, principalmente no que se refere ao desenvolvimento das competências para trabalho em equipe e liderança (nível de graduação) e competências interculturais (nível de mestrado), tanto nas modalidades totalmente online quanto blended-learning (parte online, parte presencial-física). Cada método possui um desenho próprio de acordo com a competência visada para formação, mas basicamente trabalham com o desenvolvimento de competências partindo da autoavaliação do nível atual da competência visada junto aos aprendizes, após realizam-se atividades de aprendizagem vivencial (aplicada, baseada em problemas reais do mundo do trabalho) e por fim, avaliação do processo de desenvolvimento da competência visada, que inclui autoavaliação, avaliação pelo facilitador e/ou avaliação entre pares. Todos os 3 métodos foram elaborados e avaliados segundo a metodologia de Design Research, possibilitando gerar tanto artefatos concretos (métodos de ensino e aprendizagem que podem ser replicados) quanto conhecimento sobre o uso de metaversos para o ensino em gestão e desenvolvimento de competências.
Além disso, foi elaborada uma metodologia para a realização de um MBA em Gestão e Liderança, desenvolvida no contexto corporativo, junto à empresa DATACOM (http://www.datacom.ind.br/new/), uma das maiores empresas brasileiras de Tecnologia da Informação, localizada no RS.
A metodologia desse curso, desenvolvida em conjunto pelo PPG em Educação e PPG em Administração da UNISINOS, implica numa abordagem vivencial-experiencial, baseada no desenvolvimento de Projetos Aplicados e Projetos Aplicados Integradores, na modalidade Blended-Learning, a partir do uso de diferentes TD, tais como AVA e Midas sociais.
Ainda no contexto da tecnologia de Metaveso Second Life, no espaço da Ilha UNISINOS e, vinculado ao hibridismo tecnológico digital, atualmente encontram-se em desenvolvimento mais dois projetos de pesquisa, desenvolvimento e formação:
O projeto intitulado “ECODI UNISINOS VIRTUAL”, que trata especificamente do desenvolvimento de um Espaço de Convivência Digital Virtual para a oferta de Educação Online no contexto da UNISINOS VIRTUAL (ensino de graduação). Nesse espaço atualmente estão sendo desenvolvidas duas experiências piloto: uma no curso de graduação em Física, no Programa de Aprendizagem Física do Sistema Terra e outra no curso de graduação em Pedagogia, no Programa de Aprendizagem: Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital.
A ILHA UNISINOS continua aberta a toda a comunidade acadêmica da UNISINOS, sendo que atualmente a principal atividade desenvolvida no contexto da Ilha UNISINOS se refere a pesquisas na área de Educação Digital. Essas pesquisas envolvem a criação de espaços e a exploração, experimentação e vivência desses espaços por alunos e professores. Na Ilha UNISINOS também são disponibilizadas informações gerais sobre a Universidade, espaços de interação para a convivência digital virtual, são apresentadas dissertações de mestrado, realizadas reuniões digitais virtuais de grupos de pesquisa, exposições, eventos, dentre outros.