ILHA RICESU

//ILHA RICESU

Em 2007, também no âmbito do Metaverso Second Life, o GPe-dU UNISINOS/CNPq criou a Ilha RICESU . Nesse contexto desenvolvido o projeto de pesquisa, desenvolvimento e formação intitulado “Espaço de Convivência Digital Virtual – ECODI RICESU” (2008-2009).  O projeto consistiu especificamente, na criação de um espaço digital virtual de informação, de comunicação e de interação para o desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem e de prática no contexto Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior – RICESU e, no desenvolvimento de processos formativos para a construção de espaços 3D, no metaverso Second Life, ofertado para as Instituições de Ensino Superior Católicas – IESC que integram a RICESU, no contexto do GT-EDUDI. Esse projeto integrou duas etapas, conforme a seguir:

A primeira etapa do projeto consistiu na aquisição de uma Ilha no Metaverso-SL para a criação da Ilha RICESU, que tomou forma a partir da criação de diferentes Espaços Digitais Virtuais em 3D – EDV3D, para uso comum da RICESU, tais como a “sede” digital virtual da RICESU, com a representação de um Centro de convivência e dos projetos comuns a Rede, além de áreas para trabalho colaborativo/cooperativo, espaços para reuniões, discussões, palestras, dentre outros, criados  com o objetivo de propiciar a consfiguração do ECODI a fim de possibilitar o desenvolvimento de Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática CVAPs no contexto de Educação Digital e, mais especificamente da Educação Online em Metaverso. Assim, da “sede” digital virtual da RICESU surgem os espaços destinados a cada uma das IESCs que integram a RICESU, de forma que possam desenvolver seus projetos específicos.

A segunda etapa consistiu na oferta de dois processos formativos (totalizando 80h) para professores/pesquisadores/profissionais das IESCs que integram a RICESU. A orientação do GPe-dU foi a de que cada uma das IESCs da Rede indicassem um professor da área da pedagogia, um da área tecnológica – design 3D e programação – e um da área da arquitetura, de forma que esses três profissionais pudessem constituir o inicio do que poderia vir a se tornar um subgrupos de desenvolvimento e pesquisa na tecnologia de Metaverso em sua IESC. Assim, cada  IESC que compõe a RICESU indicou três participantes para representá-las em ambos os processos formativos,  com o objetivo de criar “nós” de competências institucionais para o desenvolvimento de propostas educacionais em Metaverso, contribuindo assim, para o desenvolvimento de ações tanto locais quanto em rede, constituindo-se numa micro-rede (micro-comunidade) que possibilitasse a criação de um novo GT, o GT ECODI-RICESU.

Deste modo, foram formadas 13 equipes de diferentes IESCs, totalizando 39 participantes fisicamente distantes, que atuaram em conjunto de forma presencial digital virtual, no contexto da Ilha RICESU no MDV3D-SL.  Além dos professores-orientadores, responsáveis pelos processos formativos, foram constituídas 3 equipes com os integrantes do GPe-dU.  Cada equipe era formada por um orientando de mestrado e um bolsista de iniciação científica, responsáveis pelo acompanhamento. Essas equipes tinham a função principal de acompanhar o processo de aprendizagem dos participantes, orientando-os.

A metodologia e os materiais (textos, tutoriais, vídeos, desafios, etc), utilizados nos dois processos formativos, foram construídos pelo GP e-du, o que provocou a necessidade de criar objetos específicos no espaço destinado ao processo formativo, tal como o painel integrador. Os participantes utilizaram ainda como espaço para o desenvolvimento dos processos formativos, o “Baú” da sua IESC (onde depositavam os desafios realizados e também o espaço delimitado para a sua IESC, onde desenvolviam os projetos de aprendizagem baseado em problemas. Esses espaços podem ser visualizados nas figuras a seguir. Durante o processo formativo, além do Metaverso SL, diversos tipos de tecnologias foram utilizadas, tais como: blog, fóruns de discussão, Youtube, etc).

Vinculado a esse projeto foi desenvolvida a dissertação de mestrado intitulada “Educação Online em Metaverso: a mediação pedagógica por meio da telepresença e da presença digital virtual via avatar em Mundos Digitais Virtuais em 3 Dimensões” defendida por Daiana Trein 2010

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2019-10-31T18:57:32-03:00