Finalmente temos em mãos o resultado de um trabalho muito bacana realizado por uma parceria entre o GPe-dE e a formação de professores de pós-graduação da Unisinos. Essa atividade foi criada com o objetivo de compartilhar informações sobre competências e reconhecer as diferentes competência de cada um, legitimando-as no contexto da criação de novas práticas pedagógicas ou cursos.
É uma atividade envolvendo cartas, há quatro tipos: espaços, tecnologias, práticas pedagógicas e as cartas de cada professor e parceiro envolvido, que tem um QR Code levando para um documento que conta um pouco sobre a pessoa e quais os “poderes” que ela tem (habilidades, conhecimentos, competências).
Algo especial sobre a atividade é que há uma carta com uma imagem da Ada Lovelace – criadora do primeiro algoritmo na história! Esta carta tem realidade aumentada aplicada, então baixando o aplicativo e usando a câmera do mesmo, os participantes podem ouvir uma história contada pela Ada.
Como se joga?
- Organiza-se grupos de 6 participantes cada;
- Cada grupo recebe um baralho com cartas;
- Cada baralho tem os quatro tipos de cartas, uma carta coringa (que pode ser usada para substituir uma carta de outro tipo) e uma carta inicial que representa a Ada Lovelace;
- Começa o jogo, um jogador retirando uma carta de cada monte (espaço, tecnologia e possibilidades para a prática pedagógica), se pegar alguma que não sabe pode trocar uma vez por outra carta, trocar pelo coringa ou pedir ajuda para os colegas;
- Discutir no grupo a prática pedagógica que irão inventar;
- Ver os “poderes” que possuem os componentes no grupo, caso não tenha nos membros alguma das competências que julgarem necessária para inventar o problema, podem buscar nas cartas dos outros professores e parceiros, ler os QR Codes para achar alguém que tenha o “poder” que precisam e procurar nos demais grupos que estão jogando;
- Quando a prática pedagógica for consenso, o grupo precisará comunicar como a mesma será desenvolvida por meio da gravação de um vídeo no aplicativo Quik ou outra tecnologia que julgarem necessária (podem usar imagens, som, vídeo, etc…);
- Ganha quem coopera mais entre grupos – Quem coopera cresce!
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