A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: Práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável
A pesquisa tem como objetivo, a partir da construção de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras que se apropriem da cidade enquanto espaço de aprendizagem, propor elementos para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para as séries finais do Ensino Fundamental e para a Formação Docente, que promovam a cidadania para um desenvolvimento social sustentável. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, abordagem qualitativa e quantitativa, faz uso do método cartográfico de pesquisa intervenção. Como instrumento será utilizado observação participante, entrevista semi-estruturada e registros em texto, áudio, imagem e vídeo. Entre os principais resultados estão: o desenho de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras; os jogos e processos gamificados desenvolvidos na cidade na perspectiva do movimento “Games for Change”; ampliação da Biblioteca Viva da cidade de São Leopoldo; formação docente; desenho e produção de material orientador para o desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas, formação docente e para o desenvolvimento de políticas públicas para as séries finais do ensino fundamental; publicações científicas; criação da startup tecnológica social na perspectiva STEAM; criação da Rede Internacional de Pesquisa em Cidades Inteligentes Humana para o desenvolvimento sustentável e transformação social – em consonância com o UNESCO Global Network of Learning Cities.
Banca de Qualificação de Mestrado
No dia 30/07/2020 ocorreu a Banca de Qualificação do projeto de dissertação intitulado: A [...]
Ateliê de Prática Pedagógica: Inventando com Tarsila
No dia 23/07/2020 nos encontrarmos de forma síncrona com o grupo de professores #UBUNTU [...]
Formação Docente: Educação OnLIFE – A cibricidade como espaço de aprendizagem
Grupo de professores da Emef Joao Belchior Marques Goulart que participam da formação docente [...]
Formação Docente: Ensinar e Aprender com dispositivos móveis e a criação e compartilhamento de vídeos
A temática é trabalhada no âmbito da Formação de professores das escolas municipais de Educação [...]