A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: Práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável
A pesquisa tem como objetivo, a partir da construção de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras que se apropriem da cidade enquanto espaço de aprendizagem, propor elementos para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para as séries finais do Ensino Fundamental e para a Formação Docente, que promovam a cidadania para um desenvolvimento social sustentável. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, abordagem qualitativa e quantitativa, faz uso do método cartográfico de pesquisa intervenção. Como instrumento será utilizado observação participante, entrevista semi-estruturada e registros em texto, áudio, imagem e vídeo. Entre os principais resultados estão: o desenho de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras; os jogos e processos gamificados desenvolvidos na cidade na perspectiva do movimento “Games for Change”; ampliação da Biblioteca Viva da cidade de São Leopoldo; formação docente; desenho e produção de material orientador para o desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas, formação docente e para o desenvolvimento de políticas públicas para as séries finais do ensino fundamental; publicações científicas; criação da startup tecnológica social na perspectiva STEAM; criação da Rede Internacional de Pesquisa em Cidades Inteligentes Humana para o desenvolvimento sustentável e transformação social – em consonância com o UNESCO Global Network of Learning Cities.
Formação de Professores em Janeiro/2020
No dia 14 de janeiro de 2020, ocorreu o evento de abertura da [...]
We, Learning with the City 2019 – Segundo dia do evento
O segundo dia do WLC2019 foi dedicado aos docentes, que vivenciam momento de formação docente. [...]
We, Learning with the City 2019 – Primeiro dia do evento
Hoje teve início o evento We, Learning with the City 2019. O WLC surgiu [...]
Formação Docente Híbrida e Multimodal : “Games for Change, Aprendizagem baseada em jogos e gamificação desenvolvidos na cidade”
Na formação docente do dia 27 de novembro, o Prof. Dr. João Ricardo Bittencourt e [...]