A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: Práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável 2021-10-19T09:41:35-03:00

A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: Práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável

 A pesquisa tem como objetivo, a partir da construção de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras que se apropriem da cidade enquanto espaço de aprendizagem, propor elementos para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para as séries finais do Ensino Fundamental e para a Formação Docente, que promovam a cidadania para um desenvolvimento social sustentável. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, abordagem qualitativa e quantitativa, faz uso do método cartográfico de pesquisa intervenção. Como instrumento será utilizado observação participante, entrevista semi-estruturada e registros em texto, áudio, imagem e vídeo. Entre os principais resultados estão: o desenho de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras; os jogos e processos gamificados desenvolvidos na cidade na perspectiva do movimento “Games for Change”; ampliação da Biblioteca Viva da cidade de São Leopoldo; formação docente; desenho e produção de material orientador para o desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas, formação docente e para o desenvolvimento de políticas públicas para as séries finais do ensino fundamental; publicações científicas; criação da startup tecnológica social na perspectiva STEAM; criação da Rede Internacional de Pesquisa em Cidades Inteligentes Humana para o desenvolvimento sustentável e transformação social – em consonância com o UNESCO Global Network of Learning Cities.

Formação Docente Híbrida e Multimodal: “‘Uso de’ tecnologias digitais (TD) na educação X ‘Apropriação das’ tecnologias digitais na educação: Dispositivos Móveis”

agosto 29th, 2019|

Na última quarta-feira do mês de agosto, dia 28/08/2019, ocorreu a Formação Docente do [...]

Pesquisadores

Financiadores