E.M.E.F João B. M. Goulart 2021-09-21T10:10:22-03:00

E.M.E.F João Belchior Marques Goulart

A E.M.E F. João Belchior Marques Goulart está localizada em São Leopoldo, bairro Santos  Dumont, Vila Brás, rua Leopoldo Wasun, S/N. A escola foi fundada em 19 de abril de 1989.

Uma das principais características na Vila Brás, contra a violência tão presente nessa comunidade,  são os projetos sociais (dança, esporte, combate à violência à mulher, entre outros)  desenvolvidos por moradores, associação de moradores e igrejas que ajudam famílias carentes.  Destaca-se o projeto social “Explosão da Dança”, que oportuniza aulas e novos conhecimentos  para mais de 200 jovens e crianças, promovendo o gosto pela dança, a técnica da arte corporal  e a cultura da dança. O grupo Explosão existe desde 2005 e é premiado em diversos festivais  nacionais e internacionais de dança que ocorrem na Região Sul do Brasil. O projeto tem como  idealizadora e coordenadora uma ex-aluna da escola João Goulart. Inicialmente, o projeto era  desenvolvido em parceria com a escola, que sediava o espaço para que as aulas fossem  ministradas nos finais de semana (Escola Aberta- Programa Federal). Depois, o grupo “Explosão  da Dança” passou a ter sede própria em um espaço cedido por uma igreja e construído pelos  próprios moradores. Este é um projeto social que eleva a autoestima da comunidade local da  Vila Brás. 

Atualmente, a escola atende Educação Infantil, Anos iniciais, Anos finais e Educação de Jovens  e Adultos (EJA), à noite. Conta com uma sala de recursos para alunos especiais, biblioteca,  auditório (150 pessoas), refeitório, um laboratório de informática e tem cerca de 80 professores  que compõem o corpo docente e quase 1500 alunos matriculados. Como foi apresentado, a  escola está inserida em um bairro conhecido pela violência, por outros problemas sociais como  drogas, gravidez precoce e falta de opções de lazer para os jovens.

E é nesse contexto  desafiador, característico de muitas escolas públicas brasileiras, que a pesquisa contribui para  (re)pensar o desenvolvimento de projetos como instrumentos metodológicos eficazes para  trabalhar a inclusão social, o combate à evasão escolar, o trabalho com as tecnologias de forma  interdisciplinar e transdisciplinar na construção de uma rede de novas aprendizagens e  interações inseparáveis do contexto social e cultural dos alunos na sua formação cidadã na  Educação do século XXI, trazendo transformações sociais para a comunidade da Vila Brás. O  desenvolvimento do projeto “A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: Práticas  pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social  sustentável” também conduz à escola a rever seu Projeto Político Pedagógico, suas  metodologias de ensino, currículo e diálogo com a BNCC (2018), desenvolvendo a cultura digital  no processo de aprendizagem e formação cidadã dos alunos.