E.M.E.F Santa Marta
A E.M.E.F Santa Marta está localizada no bairro Arroio da Manteiga, ao norte do município de São Leopoldo, fazendo divisa com o município de Portão. Dentro do bairro, tem-se a Vila Santa Marta. Por se tratar de uma área verde e área não loteada, nos mapas do governo federal não constam as ruas. É uma das localidades mais pobres do município.
Nessa comunidade, a EMEF Santa Marta, é a única referência de Estado e, apesar das condições, tenta desenvolver e estruturar uma educação de qualidade. Porém, muitas vezes, não há como atingir as competências de nossos estudantes se lhe falta o básico para desenvolver as habilidades.
Neste cenário, a escola atende aproximadamente 700 estudantes, tendo 14 turmas no turno da manhã e 15 turmas no turno da tarde de Ensino Fundamental. No turno da noite, há uma turma de etapa I e II, uma turma de etapa III, uma turma de etapa IV, uma turma de etapa V e uma turma de etapa IV na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O trabalho na escola é desenvolvido pela equipe diretiva: Diretor(a), Vice-Diretor(a) e Supervisão, 46 professores, 12 funcionários (02 secretárias, 04 merendeiras, 06 serviços gerais) e 02 porteiros. Atualmente a escola conta com a participação e empenho de toda a comunidade escolar, pois acredita-se que a história da comunidade e suas práticas sociais, estão estreitamente ligadas às práticas escolares.
Por isso, a EMEF Santa Marta está sempre procurando movimentos que tornem não só nossos estudantes, mas toda a Comunidade Escolar, mais cidadã e responsável por seus atos. A escola entende que a conjuntura social, na qual todos estão imersos, amplia o papel e o significado da educação escolar, exigindo que a mesma opere em aberta e constante interação com a dinamicidade da vida. Nesse contexto, a escola assume, cada vez mais, atribuições específicas na formação das pessoas de sua comunidade.
Partindo dessa premissa, a escola se apresenta como local onde a dignidade da vida se constitui como referencial maior na construção de uma sociedade justa e fraterna. A Escola promove a educação como processo contínuo de transmissão, construção e desenvolvimento de conhecimentos, culturas e valores, ao considerar que é nas relações humanas que reside a essência da formação dos indivíduos.
No entanto, para a escola Santa Marta, não basta estar a serviço do estudante como indivíduo. É preciso, além disso, estar presente na sociedade de tal modo que o estudante, ao desempenhar seu papel, contribua com a construção de um mundo que respeite a vida e meio ambiente em todas as suas dimensões.
Sendo assim, a importância do Projeto Político Pedagógico da Escola leva em conta a trajetória da sua comunidade escolar, a sua história e a sua cultura, não só para garantir um percurso formativo de sucesso para as crianças e os estudantes, como também para cumprir o seu compromisso com a sociedade. Além disso, define a natureza e o papel socioeducativo, cultural, político e ambiental da Escola, bem como sua organização e gestão curricular para subsidiar o seu regimento Escolar e sua Proposta Pedagógica, documentos que são balizadores das ações educativas.
We, Learning with the Cibricity – WLC 5ª edição – 2020
O WLC nasceu em 2016, [...]