Seminário de Educação e Transformação Digital
Nessa jornada, com duração de 10 semanas, totalizando 30h, analisamos e problematizamos temas relacionados à Transformação Digital na Educação, enfatizando a Educação Digital (ED). Estudamos e sistematizamos como a transformação digital pode promover o desenvolvimento da Educação nos países da lusofonia e como as diferentes instituições estão se apropriando dessas mudanças para potencializar e/ou criar metodologias e práticas pedagógicas inovadoras. Discutimos problemas atuais, desafios e cenários emergentes na área da Educação Digital.
O objetivo é juntos forjarmos a Educação OnLIFE, por meio de diferentes espaços os quais possibilitam a nossa comunicação e interação assíncrona (Fórum) e a construção colaborativa (EduDigiPédia, Diário da Percurso, Projetos), subsidiados por Pistas (Google Drive). Essas possibilitarão o compartilhamento de vivências no âmbito da Educação em contexto de Transformação Digital e a discussão sobre elas (Fórum), também realizada de forma assíncrona. Esses diferentes espaços são a seguir detalhados, quanto à sua função.
Missão Sherlock:
O Caso da Educação em Tempos de Pandemia
A Missão Sherlock: o caso da Educação em Tempos de Pandemia se desenvolve a partir das seguintes problematizações: Como o Digital se faz presente em contextos educacionais? Que competências estão sendo desenvolvidas e como estão sendo desenvolvidas? Como a pesquisa se faz presente nesses contextos? Quais os elementos que caracterizam a Inovação na Educação em contexto de Transformação Digital?
O desenvolvimento da missão se dá a partir da organização de grupos, os quais definem um território/contexto de investigação e buscam por indícios que evidenciem as problematizações. Para auxiliar na compreensão dos indícios encontrados são disponibilizadas, semanalmente, Pistas Online em texto, áudio, imagem ou vídeo.
O dossiê da missão, material produzido em cada grupo (texto, imagens e vídeo de sistematização) é compartilhado num canal criado no Microsoft Teams/pasta no Google Drive e, posteriormente, colocado em discussão numa sessão síncrona realizada no Teams/Meet/Zoom… Os dossiês produzidos passam a integrar as Pistas Online da WebSérie Missão Sherlock, subsidiando o desenvolvimento de novas missões nessa jornada de aprendizagem sobre Educação e Transformação Digital.
A primeira temporada da Websérie “O caso da Educação em Tempos de Pandemia” foi desenvolvida nos meses de abril e maio de 2020 e teve como protagonistas um grupo de vinte mestrandos e doutorandos em Educação e Linguística Aplicada da UNISINOS.
Missão Macgyver:
A alquimia da Educação OnLIFE
A Missão MacGayver: a alquimia da Educação OnLIFE consiste no desenho, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de uma ação de Educação OnLIFE e tem como objetivo contribuir com o contexto da Educação e Transformação Digital. Para auxiliar no desenvolvimento desta missão são disponibilizadas Artefatos Online sobre diferentes Tecnologias Digitais, Epistemolologias, Metodologias e Práticas Pedagógicas na Educação Digital, Docência e Formação de Professores na Educação Digital, Inovação Pedagógica na Educação Online.
A primeira temporada da série “A alquimia da Educação OnLIFE”, foi desenvolvida nos meses de junho e julho de 2020 e teve como protagonistas um grupo de vinte mestrandos e doutorandos em Educação e Linguística Aplicada da UNISINOS.
A Missão MacGiver: alquimia da Educação OnLIFE consiste no desenho, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de uma ação de Educação OnLIFE que possa contribuir com o contexto da Educação e Transformação Digital.
Para realizar essa nova missão, os grupos precisam buscar alguns indícios da compreensão do caso da Educação em Tempos de Pandemia e, na relação com as Pistas Online, disponibilizadas nessa semana, iniciar a missão que consiste no desenho, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de uma ação de Educação OnLIFE que possa contribuir com o contexto da Educação e Transformação Digital.