Desenvolvimento de jogos e PAG (Projetos de Aprendizagem Gamificados) na aprendizagem e Oficina de RPG Maker, uma tecnologia que contempla uma série de motores de jogo para desenvolvimento de Role-Playing Game eletrônicos (RPG´s);
O Desenvolvimento de jogos e PAG foi trabalhado a partir do conhecimento que os participantes já possuíam, bem como das práticas pedagógicas já desenvolvidas com os estudantes. A partir desse momento foi realizado o aprofundamento conceitual e metodológico.
A oficina tecnológica de RPG Maker iniciou com uma apresentação de slides, que introduziu o conceito de RPG e os primeiros jogos digitais de RPG, assim como mostrou jogos famosos e bem desenvolvidos que foram criados com a tecnologia que seria trabalhada na oficina. Logo após, foi aberto o programa e começou a introdução da interface do mesmo, mostrando as ferramentas disponíveis, recursos principais e possibilidades de criação. A próxima parte se focou em mostrar o sistema de criação de mapas do software e também o sistema de administração de recursos, que permite a criação e personalização de novos personagens e animações, assim como de vários itens e recursos diferentes. Por fim, foi falado sobre uma das ferramentas mais importantes do RPG Maker, os eventos, que é o mais próximo de programação que se tem no software, e controlam tudo que acontece no jogo. Para introduzir isso, foi mostrado basicamente como se faz a transição do personagem de um mapa para outro, com um sistema simples, e também como fazer um baú que dá um item para o jogador. Após isso, foi aberto o tempo para questionamentos dos professores.
Formação Docente: Educação OnLIFE – A cibricidade como espaço de aprendizagem
Grupo de professores da Emef Joao Belchior Marques Goulart [...]
LIVE DIÁLOGOS INTERNACIONAIS: Conexões com Portugal e Bélgica
No dia 25/05/2020 ocorreu a LIVE DIÁLOGOS INTERNACIONAIS: Conexões com [...]
Formação Docente: Ensinar e Aprender com dispositivos móveis e a criação e compartilhamento de vídeos
A temática é trabalhada no âmbito da Formação de professores [...]