Hoje teve início o evento We, Learning with the City 2019. O WLC surgiu no contexto do projeto “A cidade como espaço de aprendizagem: games e gamificação na constituição de espaços de convivência híbridos, multimodais, pervasivos e ubíquos para o desenvolvimento da cidadania”.
O WLC responde a necessidade de criação de um espaço-tempo comuns de convivência compartilhamento das atividades realizadas por cada escola participante do projeto ao longo do ano letivo. Seguindo o “espírito” da proposta do referido projeto de pesquisa, haja vista ter entre um de seus conceitos o de “cidadania”, que implica o desenvolvimento da autonomia e da participação, as escolas, professores(as) e alunos(as) foram desafiados(as) a assumir o protagonismo da organização do WLC, cujo nome identidade visual e desenho metodológico foi elaborado e proposto em conjunto e em comum acordo com a vontade geral dos sujeitos envolvidos no projeto, contando com o apoio do Grupo de Pesquisa Educação Digital (GPe-dU UNISINOS/CNPq).
EMEF João Belchior Marques Goulart
Foi apresentado o Teen Community, um jogo desenvolvido pelos alunos para mostrar os problemas estruturais e sociais da escola e da vila onde ela está localizada, sendo um local de vulnerabilidade social.
Os alunos também trabalharam com impressão 3D, criando uma maquete da escola que foi modelada por eles no software Blender.
Também foi apresentado o projeto do livro “O sexto ano não é mole, não!”, escrito e ilustrado pelos alunos do sexto ano, usando mesas digitalizadoras para os desenhos e incluindo realidade aumentada em algumas das ilustrações.
EMEF Santa Marta
Apresentação das práticas desenvolvidas no projeto “Gamificando a matemática para a transformação escolar” durante o ano. O projeto envolve a gamificação das aulas de matemática para que elas se tornem mais divertidas e instigantes, com elementos como enigmas, escape games e códigos.
Apresentações Artísticas
No WLC também acontecem apresentações artísticas criadas e coreografadas pelas escolas. Em 2019, a EMEF João Goulart trouxe o Grupo Explosão, que fez uma apresentação de hip hop, e a EMEF Santa Marta apresentou uma dança conceitual chamada Água Viva.
Oficinas desenvolvidas e ministradas pelos estudantes
As oficinas foram desenvolvidas pelos alunos para alunos de outras escolas, com o intuito de compartilhar entre eles os conhecimentos e competências que estão sendo construídas em cada escola com relação às atividades do projeto A Cidade como Espaço de Aprendizagem.
EMEF João Goulart:
- Realidade Aumentada – Oficina com o aplicativo HP Reveal, para criação de realidade aumentada.- 04 alunos ministraram a oficina para 20 participantes.
- Desenho Digital – Oficina com mesas digitalizadoras para criar desenhos digitais. 04 alunos ministraram a oficina para 20 participantes.
- Blender – Oficina com o software de modelagem 3D Blender.-05 alunos ministraram a oficina para 15 participantes.
EMEF Santa Marta:
- RPG de Rua, atividade elaborada pelos alunos dos sétimos anos e ministrada por 06 alunos. Doze alunos participaram desta oficina;
- Escape Game, atividade elaborada pelos alunos dos sextos anos e ministrada por 04 alunos. Vinte alunos participaram desta oficina.