O Alternate Reality Game – ARG “Fantasmas no Museu”, envolveu experiências existentes no Museu de Ciência e Tecnologias da PUCRS e foi desenvolvido com crianças e adolescentes durante o evento I SBgames Kids &Teens 2014. O ARG utilizou elementos de realidade misturada e de realidade aumentada, num processo pervasivo e ubíquo, no qual uma narrativa fictícia instigava e apoiava uma exploração aprofundada do espaço físico. Esse aplicativo, por meio da narrativa, engajava os participantes a entrar num jogo de “caça as pistas” (marcadores específicos) relacionados a determinadas experiências do Museu, as quais ao serem encontradas, provocavam o aparecimento de um fantasma (modelo 3D do cientista Einstein) que apresentava o desafio narrativo. A partir do desafio o aplicativo convidava os participantes a aprofundar sua explicação daquele fenômeno observado no museu e, ao final, apresentar sua própria explicação.
A abertura do evento também organizada pelos K&T envolveu um esquete com a participação do Fantasma do Einstein e a Caça Fantasmas, numa combinação de video (Einstein) e participação presencial física da Caça Fantasmas.