O Projeto In Vino Veritas (IVV) surge da necessidade de compreender o potencial do hibridismo, da multimodalidade e da ubiquidade, aliados a perspectiva dos games e da gamificação, enquanto possibilitadores de experiências de conhecimento. A proposta inclui o patrimônio histórico da cidade e do campo como espaços integradores de aprendizagens, entendidos como elementos para o desenvolvimento da cultura e da cidadania. Nesse contexto, surge a seguinte problemática: como essa perspectiva poderia nos ajudar a pensar em novos desenhos de educação, incluindo a EaD?
Instigados por essa problemática, o GPe-dU UNISINOS/CNPq e o Instituto Federal de Educação de Bento Gonçalves, apoiados pela CAPES, CNPq, FAPERGS e ABED, encontram na Vinícola Aurora, Vinícola Dal Pizzol, Vinícola Larentis, Vinícola Miolo, Vinícola Geisse, Cantina Canta Maria, Casa da Erva Mate, Itallinni Biscotteria, Casa da Ovelha e Casa do Tomate e da Gasosa, os parceiros que tornam possível a construção do In Vino Veritas.
O In Vino Veritas, se constitui em um processo gamificado que se transforma em um game híbrido, multimodal e ubíquo, que pode também ser colaborativo, na medida em que os jogadores tem a possibilidade de se tornarem autores, socializando as experiências de conhecimento construídas no próprio game. Faz uso de dispositivos móveis, realidade aumentada e, atua no sentido de provocar a ampliação dos espaços de aprendizagem para a cidade e para o campo relacionados ao munícipio de Bento Gonçalves-RS. Aborda as áreas de História, Enologia, Gastronomia e Química.
O In Vino Veritas se desenvolve a partir de uma narrativa que compreende três atos: 1º Ato – Mitologia; 2º Ato – Imigração Italiana; 3º Ato – Os imigrantes em Bento Gonçalves, representados por três personagens modelados em 3D – o Baco, a nona Francesca e o Giuseppe. Esses personagens instigam os jogadores a realizar missões interagindo com a comunidade local e os espaços da cidade e do campo na construção de uma trama de conhecimentos, onde camadas informacionais estarão relacionadas com memórias pessoais e ou coletivas sobre imigração, despertadas pelos sentidos, engajando os sujeitos num mundo de sensações e descoberta cultural.
Os participantes do 21º CIAED, a ser realizado entre os dias 25 e 29 de outubro, poderão baixar o aplicativo In Vino Veritas em seus smartphones e tablets (sistema IOS e Android), gratuitamente, nas respectivas lojas e utilizá-lo nos idiomas: português, italiano, inglês e espanhol.