O jogo In Vino Veritas se constitui num processo gamificado que se transforma em um game híbrido, multimodal e ubíquo, que também pode ser colaborativo, na medida em que os jogadores têm a possibilidade de se tornarem autores, socializando suas experiências de conhecimento construídas no próprio game. Por isso, faz uso de dispositivos móveis, realidade aumentada, e atua no sentido de provocar a ampliação dos espaços de aprendizagem para cidade e para o campo, tendo o município de Bento Gonçalves – RS como elemento central. O jogo aborda diferentes áreas do conhecimento, entre elas: História, Enologia, Educação, Gastronomia e Química.
No contexto da pesquisa o projeto In Vino Veritas procura satisfazer a estagnação do modelo de Educação a Distancia apresentado atualmente, o mesmo que se encontra padronizado e com precário envolvimento de indivíduos da aprendizagem, como professores e alunos, é realizado em resposta a necessidade de investigar o potencial do hibridismo e da multimodalidade aliado diretamente a perspectiva dos jogos modernos.
Criado utilizando a mecânica ARG, Alternate Reality Game, que combina situações de jogo com a realidade, também utilizando de QR Code, que consiste em códigos de barras onde o mesmo é convertido para diferentes resultados, como localizações georreferenciadas.
Para a leitura dos marcadores, é necessário ter um leitor de QR-CODE instalado no celular.
Para a leitura dos marcadores, é necessário ter um leitor de QR-CODE instalado no celular.