O AWSINOS é um mundo virtual no qual os sujeitos são autores, convocados a experimentar o processo de aprendizagem em ação, na construção do conhecimento de forma colaborativa e cooperativa, onde a autonomia é o pano de fundo que movimenta o mundo.
A construção do AWSINOS exigiu a realização de um planejamento, delineando a proposta e contemplando os interesses profissionais dos envolvidos. Ficou estabelecido que o mundo seria uma cidade baseada em bairros temáticos, dentre os quais: alemão, inglês e contos, para trabalhar respectivamente com línguas estrangeiras, educação infantil e séries iniciais.
Durante o processo de exploração e construção do mundo, fez-se necessário um trabalho cooperativo entre os sujeitos, incluindo desde revelação das descobertas individuais até parceria no planejamento e execução da proposta, envolvendo diferentes áreas de conhecimento, nas quais os sujeitos concentram sua especialidade. Portanto, realizando um trabalho cooperativo, a pedagogia pôde articular suas intenções no bairro temático, a arquitetura auxiliou na “organização arquitetônica” no espaço e na indicação de objetos a serem utilizados. Ao descobrir “como fazer” as informações foram compartilhadas, possibilitando ao grupo apropriar-se e avançar na construção.