A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) é a primeira universidade brasileira a ter uma ilha no Second Life, mundo digital virtual tridimensional criado em 2003 pela Linden Labs, empresa norte-americana situada em San Francisco (EUA).No Second Life, as pessoas são representadas por avatares, personagens que podem ser escolhidos e personalizados, interagindo e criando seus próprios objetos em 3D. É um ambiente livre que possibilita a constituição de comunidades virtuais em 3D construída pelos seus residentes, chamados de e-cidadãos.
Ao conectar-se no Second Life, você pode estar conectado com pessoas do mundo inteiro para interagir e aprender.Na Ilha Unisinos, foi modelado um câmpus bastante semelhante com o mundo real. Nele constam a Biblioteca Unisinos, o Auditório Padre Werner, o prédio da Área de Humanas o Centro Comunitário e o primeiro grupo de pesquisa em Educação Digital, vinculado ao PPG em Educação, apresentando as pesquisas que desenvolve. Ainda existem espaços para discussão e trabalho em grupos.
Pesquisadores acreditam que a tecnologia de mundos virtuais em 3D seja a evolução da Educação a Distância. Para os especialistas, o Second Life será o marco de uma nova era na Internet.
Pesquisadores acreditam que a tecnologia de mundos virtuais em 3D seja a evolução da Educação a Distância. Para os especialistas, o Second Life será o marco de uma nova era na Internet.
Nossa pesquisa visa descobrir as possibilidades que o Second Life oferece para as diversas áreas de conhecimento onde faz se necessário um trabalho cooperativo entre os sujeitos.Durante a construção do espaço virtual do Grupo de Pesquisa em Educação Digital foi possível fazer várias descobertas assim como desenvolver várias técnicas referentes ao uso de ambientes virtuais na aprendizagem.
Se você já possui cadastro no SL, clique aqui e teleporte-se para a Ilha UNISINOS.