Transformação Digital e Humanidades: educação e comunicação em movimento (CAPES PRINT TDH)

O atual contexto social, marcado por mudanças profundas e aceleradas pelas tecnologias digitais, nos mais diversos campos científicos e áreas de ação humana, provoca a necessidade de desenvolver pesquisas relacionadas as ?Humanidades Digitais? (Berry, 2012) e ainda as ?Pós-humanidades? (Di Felice, 2010), em que os híbridos (Latour, 2004) adquirem destaque. Dessa forma, a UNISINOS afirma a sua responsabilidade com a formação para um futuro em que o empreendedorismo, a inovação e as tecnologias estejam focadas nas humanidades e no necessário desenvolvimento social e ambiental sustentáveis. Os conhecimentos e desenvolvimento de competências para atuar profissionalmente no século XXI devem estar inter-relacionados, em uma ambiência formativa internacional de pesquisa, mobilizada por tecnologias digitais, físicas e biológicas que possibilitem pensar de forma divergente, criativa e inventiva, nos permitindo ser e estar num mundo totalmente integrado e no qual temos o desafio de estabelecer as bases para as inovações do amanhã, onde o pensar o agir não se limitam apenas ao local. A partir dessa compreensão e com essa responsabilidade surge o problema que orientará a pesquisa: Quais os impactos da transformação digital na educação e na comunicação? E, como a tecnologia é capaz de suportar as transformações necessárias nas humanidades, especialmente em educação e comunicação? O objetivo principal desta pesquisa consiste em compreender a transformação digital no âmbito da educação e da comunicação e como esses dois campos se apropriam e potencializam práticas culturais e educacionais, bem como processos de mediação e processos midiáticos que envolvem as tecnologias como eixo central, a fim de suportar as transformações necessárias nas humanidades. Salienta-se que a temática ao qual o problema e o objetivo se vinculam já vem sendo trabalhada em pesquisas realizadas principalmente pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital – GPe-dU UNISINOS/CNPq e, em pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, por meio de projetos e publicações conjuntas com as universidades parceiras que estarão conosco nesse projeto. Assim, entre os principais resultados pretendidos estão: a consolidação de redes interdisciplinares de pesquisa; criação e institucionalização de uma rede internacional e interdisciplinar de pesquisa e desenvolvimento em Transformação Digital e Humanidades; formulações epistemológicas e metodológicas ao que tange os processos midiáticos em relação às humanidades; desenvolvimento conceitual e bibliográfico sobre o tema, além de metodologias inventivas e práticas pedagógicas intervencionistas, agregativas e gamificadas; construção de plataforma de autoria colaborativa que suporte o metodologias inventivas e práticas pedagógicas intervencionistas, agregativas e gamificadas; elaboração de material orientador para a formação docente; publicações científicas e popularização da ciência.

Formulário de contato

2020-07-08T17:34:31-03:00