Uma das primeiras tecnologias desenvolvidas, pela Professora Dra. Eliane Schlemmer, juntamente com um grupo de pesquisa e desenvolvimento – no contexto das pesquisas na área de Educação Digital foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA-UNISINOS. Esse ambiente foi desenvolvido em 1999, a partir de uma necessidade identificada no contexto do Núcleo Assessoria Pedagógica – NAP-UNISINOS.
Uma das atividades desse núcleo consistia justamente em fornecer assessoria pedagógica para os professores utilizarem as Tecnologias Digitais – TD no âmbito das práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino superior. Foi a partir desse desafio que teve início um processo de investigação sobre ambientes virtuais de aprendizagem que pudessem ser utilizados como apoio ao desenvolvimento de atividades presenciais físicas e que contemplasse a proposta pedagógica da Universidade.
No entanto, na época não foi identificada uma solução que parecesse adequada às questões pedagógicas que o NAP pretendia desenvolver, pois o objetivo consistia em ter um ambiente que possibilitasse trabalhar de forma interdisciplinar, por meio da criação de comunidades virtuais de aprendizagem e que suportasse o desenvolvimento de metodologias problematizadoras, tais como: projetos de aprendizagem baseados em problema, desafios, casos, dentre outras, e que fosse possível ao professor acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, avaliando-o de forma qualitativa a partir da definição de critérios.
Então, para atender esse objetivo foi criada a primeira versão do AVA-UNISINOS. Quando o ambiente ficou operacional foi realizada uma experiência interdisciplinar de uso desse ambiente como apoio ao ensino presencial, envolvemos uma turma de cada uma das disciplinas de Informática na Educação, Teorias de Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento, do primeiro semestre do ano 2000, do curso de graduação em Pedagogia da UNISINOS. Após o resultado da pesquisa, o grupo conceptor e desenvolvedor do AVA-UNISINOS foi ampliado, a fim de criar novas versões do ambiente, bem como processos formativos para professores das mais variadas áreas de conhecimento da Universidade. Dessa experiência, resultaram três teses de doutorado.
O AVA-UNISINOS foi utilizado nas mais diversas áreas de conhecimento, como ambiente de apoio ao ensino presencial e também para ofertas de processos formativos na modalidade a distância até o início do ano de 2009, quando então teve seu uso substituído pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.